Esta é uma loja de demonstração. Qualquer pedido feito nesta loja não será atendido ou entregue.

Seja bem-vindo

História do Arguile

História do Arguile“Cigarros são para pessoas nervosas, competitivas e apressadas. Quando você fuma um Arguile, você tem tempo de pensar. Isso lhe ensina a paciência e a tolerância, e lhe dá uma apreciação da boa companhia. Quem fuma Arguile encara a vida muito melhor e de modo mais equilibrado do que quem fuma cigarros”. Ismet Ertep, turco

As origens históricas do Arguile vêm do norte de Índia ao longo da fronteira com o Paquistão e são milenares. Os Arguiles da região eram simples e rústicos, normalmente feitos de coco, mas foi a partir desta parte do mundo que o Arguile expandiu-se para o reino persa, para o restante da Ásia, para o mundo árabe e para partes da África.

 

 

Arguile na África

E mesmo que originário da Índia, foi no Oriente Médio que ele ganhou fama e popularidade, principalmente devido ao seu longo percurso de difusão através do mundo.

Ao falar sobre a história do Arguile, a Turquia é um local crucial, país este que por muito tempo foi pólo cultural do Oriente. Quando o Arguile chegou na Turquia, há aproximadamente 500 anos, ele se tornou extremamente popular entre a aristocracia e os intelectuais, e começou a ter um novo design.

 

 

História do ArguileO Arguile cresceu em tamanho e complexidade, e tornou-se semelhante aos modelos que conhecemos hoje. Pinturas complexas e mosaicos intrigantes foram adicionados ao seu design para realçar a beleza e elegância. A popularidade cresceu nos cafés da sociedade turca, o que deu aos atendentes especializados em Arguile dos cafés o status de verdadeiros chefs, isso por causa da preparação do Arguile, a etiqueta e outros detalhes, tudo bastante refinado.

Rapidamente os Arguiles e o ato de fumá-los tornaram-se os passatempos favoritos da população do Oriente Médio como um todo, mais do que isso, o Arguile se tornou hábito comum nas rodas de conversa sobre política, religião e acontecimentos diários. Em reuniões sociais, o Arguile é colocado no centro do grupo e a mangueira é passada adiante enquanto trocam-se palavras e compartilham-se idéias de um modo solto e descontraído. No Oriente Médio o Arguile está totalmente associado ao cultivo da paz, do relaxamento e do descanso.

 

 

História do Arguile

 O Arguile em si pode ser simplesmente definido como um instrumento, individual ou coletivo, geralmente feito de vidro, usado para o fumo que opera por meio da filtragem da água através de aquecimento indireto

Dependendo do local o Arguile também é conhecido por outros nomes, como shisha, narguilé, okka, ghalyan ou hookah. E muitos desses nomes têm origem árabe, indiana, turca ou persa. Por exemplo: narguile é uma palavra oriunda de nargil, que em persa significa coco. Já Shisha é uma palavra persa que significa vidro ou garrafa, e é o modo como o Arguile é chamado em países como Arábia Saudita e Kuwait. Hookah é uma palavra árabe originária de uqqa, que significa pote pequeno ou jarra, nome este que é diretamente ligado ao método de estruturação do Arguile.

 

 

Histório do Narguile

Arguile ou Narguile é o nome mais usado na maioria do mundo, como Líbano, Síria, Jordânia, Turquia, Iraque, Albânia, Grécia, Israel, Romênia e Bulgária. A diferença entre Arguile e Narguile se dá pelo fato que na língua árabe muitas vezes o “n” inicial pode ser suprimido, o que não altera o sentido da palavra e é um mero detalhe lingüístico. Já o nome Shisha também é usado em vários países, como Egito, Bahrein, Kuwait, Marrocos, Qatar, Tunísia, Arábia Saudita, Somália e Iêmen. No Irã o Arguile geralmente é chamado de Ghalyan e na Índia e Paquistão de Hookah.

A popularidade do Arguile e o estilo de vida por trás dele tem crescido muito internacionalmente nos anos recentes, principalmente devido à natureza social do fumo do Arguile. No Ocidente, onde tudo se tornou tão rápido e as pessoas raramente têm tempo de socializar com a família ou com os amigos, a cultura do Arguile certamente contribui para a integração dos fumantes no seu ambiente social, de uma forma pacífica e fraternal. E hoje, os grupos de fumantes de Arguile podem ser encontrados na maioria das grandes cidades das Américas e da Europa.

 

 

Oriente Médio

No mundo árabe o fumo social do Arguile é muito comum, e para isso é usado um Arguile de mangueira única ou de múltiplas mangueiras. No caso de uma mangueira única, quando a pessoa termina de fumar ela coloca a mangueira de volta à mesa, o que significa que o Arguile está livre, ou ela passa a mangueira para o próximo fumante, sempre com a ponta dobrada para que não aponte para o companheiro de fumo. A mangueira deve estar dobrada por que entregá-la apontando para o companheiro de fumo é visto como um insulto.

 

Outro costume interessante é o de a pessoa que está recebendo a vez de fumar dar um leve tapinha na mão da pessoa que está entregando a mangueira, isso como um gesto de respeito ou amizade.

 

No entanto, em cafés e restaurantes não é raro os fumantes pedirem por Arguiles individuais já que os preços de uso são geralmente muito baixos.

 

A maioria dos cafés do mundo árabe, conhecidos como maqha, possuem Arguiles disponíveis para uso. Os cafés são muito comuns na região, e muito freqüentados também, já que são um dos principais pontos de encontro social do mundo árabe, e podem ser comparados aos bares no Brasil e aos pubs da Inglaterra, por exemplo.

 

No Irã o Arguile é conhecido como Ghalyan. Ele é praticamente idêntico ao Arguile árabe, mas guarda alguns atributos particulares. Por exemplo, no topo do Arguile, a parte conhecida como sar  ou rosh, onde o tabaco é colocado, é maior do que as vistas em outros locais. E a mangueira é recoberta com uma seda bem suave ou qualquer outro tecido fino, o que também é diferente de outras partes do mundo.

 

Lá, existem piteiras chamadas de Amjid, as quais cada pessoa tem uma, geralmente feitas de madeira ou metal, e decoradas com pedras preciosas ou semi-preciosas. As Amjids geralmente são usadas como uma forma de ostentar status e beleza, mas é claro, todos os estabelecimentos de uso de Arguile possuem piteiras plásticas.

 

O uso de Arguiles no Irã remonta há séculos. Curiosamente, os persas também têm um tipo de tabaco especial chamado de Khansar, o qual recebe o carvão sem o uso do papel alumínio, o que o faz produzir menos fumaça do que o tabaco normal.

 

No Irã o Arguile foi por muito tempo usado por todas as faixas de idade, no entanto, leis recentes proibiram o seu uso para menores de 14 anos.

 

Já na Turquia, o uso social do Arguile também é muito difundido, geralmente fumando-se com convidados em sua própria casa ou em cafés. A maioria das cidades tem cafés onde o Arguile é servido acompanhado de chás.

 

Em grandes cidades como Istambul ou Adana os restaurantes oferecem as refeições comuns e também o uso do Arguile, já que lá se costuma fumar Arguile ao invés de cigarros após as refeições, o que de certo é muito mais saudável.

 

Em certas partes do país as pessoas costumam se reunir para fumar Arguile e assistir programas de TV populares ou jogos de futebol, fazendo o ato de fumar um grande evento social. Com toda a convicção pode se dizer que a vida social e política da Turquia é em grande parte ligada ao Arguile.

 

Na Palestina e Israel o Arguile é muito usado por imigrantes judeus oriundos de outros países do Oriente Médio, assim como também entre as famílias árabes, que o fumam após as refeições ou em festas familiares. A maioria dos judeus também adotou este costume familiar e o Arguile está se tornando muito popular entre os israelenses, e especialmente entre os turistas. Lojas vendendo arguiles e tabaco são muito comuns na maioria das ruas comerciais de Israel e Palestina, e na maioria dos famosos clubes noturnos israelenses fumar Arguile é muito comum.

 

Ásia

Narguile do Japão

Na Índia o Arguile também é mais do que conhecido, ele é parte integral da cultura e muito popular, facilmente encontrado em cafés e restaurantes.

O uso de Arguile na região é um costume milenar, algo cravado na cultura local. No passado fumar Arguile não era apenas um costume, era um símbolo de prestígio social. Os ricos e privilegiados ostentavam seu poder e classe fumando Arguile, no entanto, hoje em dia fumar Arguile é algo muito popular, principalmente entre os jovens. Em toda a região é muito fácil encontrar diversos clubes, bares e cafés oferecendo uma variedade enorme de Arguiles. E se deparar com sabores e combinações exóticas de tabacos é algo muito comum na região, basta entrar em um dos famosos estabelecimentos especializados.

 

No Paquistão o Arguile é muito usado nas cidades maiores. Chamado de Sheesha, ele é muito popular, facilmente encontrado em clubes e cafés, e muito comum entre os jovens e estudantes do Paquistão. E claro, também muito comum em restaurantes, eventos sociais e reuniões de família. Isso também se dá dessa forma no Afeganistão, sendo o uso do Arguile muito difundido na capital Cabul, e chamado de Narguile afegão. Na Malásia e Filipinas o uso do Arguile tem se tornado muito popular também, crescendo rapidamente nas capitais e nas cidades maiores, é muito encontrado em bares e clubes, e se tornou uma verdadeira febre entre a juventude malaia e filipina.

 

Mesmo sendo usado há centenas de anos na Ásia, e apreciado por pessoas de todas as idades e classes sociais, hoje em dia o Arguile vem sofrendo um boom, ou melhor, um revival, no seu uso, principalmente por parte dos jovens e estudantes universitários. Ele se tornou um hobbie muito popular na região, talvez numa clara retomada dos costumes, o que é historicamente muito interessante.

 

África

Narguile na África

No continente africano é no norte da África, ou Maghreb, onde o Arguile é muito mais popular, principalmente entre o povo nativo. Lá ele é fumado de forma muito corriqueira em todas as áreas públicas, e também facilmente achado em bares e restaurantesNo entanto, é curioso notar que o Arguile está se tornando muito popular entre os turistas também, isso em países como Marrocos, Tunísia, Mali e Ilhas Canárias. O fumo geralmente é algo comum em bares, nas casas particulares ou em espaços públicos, como em praias e parques.

 

 

 

Europa

Narguile na Europa

Na Espanha o uso do Arguile está crescendo muito ultimamente, e geralmente está associado às casas de chá, chamadas de teterias, que geralmente são administradas por imigrantes árabes ou possuem alguma afinidade com o oriente e o mundo árabe.

É muito fácil encontrar Arguiles, tabacos e outros utensílios relacionados na Espanha. Tanto imigrantes quanto espanhóis e turistas apreciam muito o uso do Arguile nas ruas da Espanha, o que geralmente é visto como muito mais aceitável e interessante que o uso do cigarro.

 

Um outro país europeu onde o Arguile está se tornando muito popular é a Rússia, especialmente em Moscou. Muitos bares contratam um especialista em Arguile, chamado de Niam, para instruir e auxiliar as pessoas na arte do fumo do Arguile. Naturalmente, a fama do Arguile na Rússia também se expandiu para algumas cidades ucranianas, principalmente Kiev, onde fumar Arguile como se faz na Rússia é a última moda.

 

Na Grã-Bretanha a fama dos Arguiles está diretamente relacionada aos restaurantes libaneses, egípcios e indianos. Achar um local para fumar Arguile, ou Sheesha como é chamado na região, não é tarefa difícil na Grã-Bretanha, seja nos restaurantes especializados ou nas proximidades dos campus universitários, onde o Arguile é muito popular, já que os universitários o amam.

 

O grande número de imigrantes de países orientais e do Oriente Médio hoje vivendo em toda a Grã-Bretanha é de fato o grande elemento responsável pela imensa popularidade do Arguile na região.

 

O Arguile também ganhou muita fama na Alemanha, particularmente em Berlim, onde existem muitos imigrantes turcos. Em Berlim é muito fácil comprar ou alugar um Arguile, sendo que durante a Copa Mundial de 2006 várias barracas especializadas no aluguel e venda de Arguile eram muito encontradas nas proximidades dos estádios de futebol. Além do mais, muitas pessoas fumam o Arguile em suas casas, seja nas cidades grandes como nas cidades menores. Fumar Arguile é um costume que têm se incorporado à cultura alemã moderna.

 

Já na Itália os bares de Arguile não são muito comuns ainda, mas eles estão surgindo, e o Arguile, que lá é mais conhecido como Narguilé, está ganhando terreno rapidamente, já que as pessoas estão descobrindo que ele é muito melhor do que o cigarro.

 

Na Suécia o uso do Arguile também está em alta. Muitas lojas especializadas estão surgindo, atendendo a demanda criada pelos jovens e pelos imigrantes. Mesmo sendo os bares de Arguile muito raros ainda, nada impede que em pouco tempo esta situação mude para melhor, pelo menos é o que tudo indica.

 

Na badalada República Checa o uso do Arguile está associado às inúmeras casas de chá que existem no país. O que faz o Arguile ser muito conhecido e facilmente encontrado em lojas especializadas. Mas lá o Arguile é conhecido por nomes bem peculiares, como: “šíša”, “vodnice”, “vodár”, “vodní dýmka”, etc…

 

O Arguile, ou “vesipiip”, como é chamado na Estônia, tem ganhado muita popularidade neste país do leste europeu, e dificilmente você encontrará uma festa onde o Arguile não esteja presente.

 

Américas

Narguile nas América - Narguile na América

Nos Estados Unidos e no Canadá é muito fácil encontrar bares de Arguile, sobretudo em cidades e bairros onde há uma grande concentração de imigrantes árabes. O Arguile tem se tornado muito popular nesses países visto que culturalmente é muito exótico e interessante.

No Brasil o Arguile também está se tornando muito popular, especialmente em cidades de grande presença árabe, como São Paulo e Foz do Iguaçu, mas não só nelas. A juventude está redescobrindo o uso exótico e social do Arguile ao redor de todo o mundo e isso não seria diferente no Brasil é claro. Porém, a compra e consumo deste produto no país.

 

 

O que é um bar de Arguile?

Bar de Arguile

Um bar de Arguile é um estabelecimento onde se compartilha o uso do Arguile, geralmente distribuídos entre as mesas, acompanhados de uma boa conversa, chás e bebidas, e em certos locais de uma apresentação cultural ou música, tradicionais ou modernas. Em alguns bares funcionários especializados em Arguile ficam a disposição para dar instruções e dicas.

 

Alguns bares de Arguile têm sua própria decoração e estilo, já outros são simplesmente cafés onde o ato de fumar Arguile faz parte dos serviços oferecidos. Ambos estão se tornando muito populares ao redor do mundo.

 

Os bares de Arguile são facilmente encontrados em áreas próximas à universidades e em áreas urbanas voltadas ao entretenimento e são considerados muito interessantes devido ao seu estilo, fácil socialização e caráter multicultural. Muitos imigrantes oriundos do Oriente Médio ou da Ásia também o consideram uma extensão agradável de suas culturas e tradições em países estrangeiros.

  

Bar de Arguile

Freqüentemente, mas nem sempre, os bares de Arguile são de propriedade de pessoas que possuem alguma ligação com os países e regiões onde o fumo de Arguile é bem comum, tal como Síria, Líbano, Turquia ou Índia, o que leva ao fato de muitos elementos da decoração desses bares tenham características árabes ou orientais, seja na arte, arquitetura ou música ambiente.

Os bares de Arguile têm uma influência clara das casas tradicionais de café do Oriente Médio e da Turquia, onde as pessoas fumam em Arguiles fornecidos pelo próprio estabelecimento. Mas cabe notar que no ocidente, os bares de Arguile estão ganhando estilo próprio, como a interação da alta gastronomia ao estilo tradicional e milenar do fumo do Arguile.

 

Tabaco

Tabaco Arguile

O tabaco é parte essencial do fumo do Arguile, conheça como ele é chamado em algumas regiões e saiba mais sobre seu aroma e sua apresentação comercial.

 

 

 

 

 

Maasel

Maasel é uma palavra árabe que literalmente significa adocicado, e é o nome como o tabaco é chamado pelos árabes, especialmente os egípcios. Muitos árabes inclusive se ofendem se você chama o tabaco de outro nome além de Maasel.

 

Tumbâk

Tumbâk é uma palavra de origem turca que significa simplesmente tabaco, sem se importar se ele tem alguma espécie de sabor ou caráter adocicado. A palavra persa tumbeki e a palavra hindu tumbako são similares a tumbak, e sem sombra de dúvidas as três são relacionadas.

 

Jurâk

Jurâk é uma palavra de origem indiana e é usada para dar nome aos tipos de tabaco que se encontram entre o tabaco tradicional, que possui algum sabor, e os tabacos aromatizados modernos. O termo se aplica tanto à mistura de tabaco que inclui frutas e óleos aromáticos quanto ao tabaco simplesmente “temperado”.

 

Tobamel

Tobamel é uma substância doce que geralmente contêm tabaco. Devido seu alto grau de nicotina, as pessoas que o fumam experimentam um efeito bastante estimulante.

 

Sabores e aromas

Tabaco Arguile, sabores e aromas

O tabaco geralmente é vendido com uma variedade enorme de sabores. Muitos dos sabores são obtidos com a adição de aromas artificiais ou outras técnicas particulares de produção. Alguns dos sabores são obtidos com essência de flores por exemplo. Os sabores são vários, tais como: chocolate, baunilha, mel, morango, laranja, maçã, café, uva, rosas entre outros.

 

 

 

 

Comércio de tabaco

Existem centenas e centenas de marcas de produtores de tabaco. Algumas marcas famosas são: Al Amir, Hookafina, Abajûra, El-bâshâ, El-'Esfahâny, Ibyâry, Shîh 'el-beled, Zeglûl. Todas essas são egípcias exceto Shîh 'el-beled que é da Tunísia e Serbetli que é da Turquia.

No Ocidente marcas como Mizo, El-Nakhla, Afzal e Al-Fakher são líderes de mercado.

A proporção relativa de tabaco, melaço, frutas e aromatizantes é, em média, 30%, 50% e 20% respectivamente. O tabaco geralmente tem a validade de três anos, o que é indicado nas embalagens.

Alguns produtores como Ishtar e Shiazo produzem fumos sem tabaco, sendo assim, uma escolha para quem quer evitar a nicotina.

 

Dicas e curiosidades

Dicas e curiosidades sobre arguile

Tente misturar sabores diferentes de tabaco para conhecer novos sabores, alguns bons são morango com banana, maçã com morango, pêssego com melão e hortelã com cappucino. Use sua imaginação para fazer suas próprias combinações com qualquer um dos muitos sabores que existem.

Coloque pedras de gelo na água da base de vidro para obter uma sensação de frescor cada vez que você tragar.

Sempre substitua a água da base de vidro depois de cada uso.

Limpe a haste regularmente com uma escova adequada para evitar entupimento.

Dicas sobre arguile


Quebre o carvão em quatro partes iguais, acenda todos os quatro pedaços e espere até que eles fiquem em brasa, então, coloque-os nas bordas exteriores do prato para formar um quadrado. Trague aos poucos e pausadamente até que o tabaco comece a queimar. Lentamente mova os carvões em direção ao meio por toda sua sessão de fumo. Isto queimará o tabaco regularmente e prevenirá a fumaça de ficar áspera. 


O uso de folhas de alumínio permite que o tabaco queime e evapore com mais eficácia.

Ao usar folhas de alumínio, faça buracos pequenos e variados, isto para que a queima do carvão e do tabaco seja mais lenta.

Sopre através da mangueira, antes do ato de tragar, para eliminar a fumaça existente no vaso do arguile e assim renovar o sabor.

 

 

 

Etiqueta

Dicas sobre o arguile forma de etiqueta

Em algumas culturas a etiqueta durante o fumo de Arguile é muito importante, e não observação delas é muitas vezes considerado um ato de desrespeito. Abaixo apresentamos algumas dicas de etiqueta:

 

  • ● Fumar Arguile é acima de tudo um ato de paciência e tolerância, sendo assim, sente-se, relaxe e aprecie o tempo.
  • ● Lembre-se que não deve haver pressa ou competição durante o fumo do Arguile. Portanto, fume até estar satisfeito, e então passe a vez para a próxima pessoa.
  • ● Ao acender o carvão seja extremamente cauteloso consigo mesmo, com as pessoas ao redor e com o ambiente.
  • ● Nunca acenda seu cigarro ou charuto nas brasas de seu Arguile, isto é considerado extremamente desrespeitoso.
  • ● Não fume nada além de tabaco em seu Arguile.

Dicas sobre narguile, etiqueta

  • ● Nunca solte a fumaça tragada no rosto de outra pessoa.
  • ● O Arguile deve sempre repousar sobre o chão, nunca sobre mesas ou outros tipos de apoios. Sabemos que isso pode ser um inconveniente com determinados modelos de Arguile e seguir essa dica ajuda a evitar acidentes.
  • ● Nunca passe o Arguile diretamente para a outra pessoa. Sempre ponha a mangueira para baixo com a ponta dobrada em sua própria direção e deixe a próxima pessoa pegá-la. Este é um ato educado e gentil.
  • ● Outro ato de educação é dar um leve tapinha na mão da pessoa que lhe passa a mangueira do Arguile ao terminar de fumar. Usado quando se está conversando, este é um ato de agradecimento que a pessoa realiza sem precisar interromper a conversa.
  • ● Nunca compartilhe sua piteiras com outras pessoas, já que usar a piteira é um ato de higiene.
  • ● Para indicar o fim do uso do Arguile enrole a mangueira em volta da haste.